sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Clipping

DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2008


Olho de Boi

Dúvida permeia drama regional

Sérgio Rizzo
Durante os primeiros minutos de "Olho de Boi", o novo longa-metragem do diretor Hermano Penna (que adaptou João Ubaldo Ribeiro em "Sargento Getúlio"), mal se consegue enxergar quem está em cena.

Os dois protagonistas se refugiam em uma igreja abandonada, com pouca luz. Enquanto reconhecem as figuras religiosas do lugar e falam sobre elas, conversam de maneira tortuosa sobre o que pretendem fazer logo em seguida.

Com o tempo, compreende-se um pouco melhor o que se passa. Em uma zona rural, um homem rude (Genézio de Barros) e um rapaz de aparência frágil que ele trata como afilhado (Gustavo Machado, prêmio de melhor ator no Festival de Gramado de 2007) preparam uma emboscada.

Quem será a vítima e qual o motivo? Esse clima de incerteza pauta o restante do filme, um drama de vingança que se alimenta de elementos da cultura rural e do sincretismo religioso brasileiro.

Na enxuta narrativa de Penna (apenas 72 minutos), escrita por Marcos Cesana (também premiado em Gramado), as dúvidas sobrevivem até que uma derradeira e crucial informação ilumine a natureza dos eventos. Não recomendado para menores de 14 anos.

2 comentários:

Maria Clara Spinelli disse...

MERDA para a carreira de ´Olho de Boi´! Beijos.

Anônimo disse...

eu assisti ontem no odeon e saí encantandíssima! parabéns a todos e vamos lutar para mais pessoas poderem ter acesso.

abraços,
Liana.